Nutricionistas são orientadas sobre conteúdos como rotina de produção e distribuição de refeições, responsabilidade técnica, segurança dos alimentos e contaminação cruzada | Foto: Divulgação/ Sedes

Nutricionistas dos equipamentos públicos e servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social participam de treinamento oferecido pela Vigilância Sanitária com foco na manipulação dos insumos


Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Até sexta-feira (24), servidores do Governo do Distrito Federal e funcionários dos 16 restaurantes comunitários estão sendo capacitados para as boas práticas de manipulação de alimentos. O treinamento busca garantir a qualidade nos serviços prestados à população, ampliando as condições de higiene dos alimentos e do ambiente, além da segurança alimentar para os usuários.

A equipe técnica da Vigilância Sanitária em Saúde, ligada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES), está ministrando a capacitação. O órgão é responsável pelas ações educativas e de fiscalização com a finalidade de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde da população.

Cerca de 30 nutricionistas, que são as responsáveis técnicas das empresas contratadas pelo GDF para gerir os restaurantes comunitários, participam do treinamento. Entre os conteúdos ministrados estão a rotina de produção e distribuição de refeições, responsabilidade técnica, segurança dos alimentos, contaminação cruzada, desde o recebimento até a distribuição dos alimentos, entre outros. Elas são responsáveis por repassar os ensinamentos para todas as equipes dos estabelecimentos.
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“O treinamento se reverte em qualidade nos serviços prestados, na qualidade do alimento e na segurança do usuário em ter acesso a uma alimentação balanceada em condições de higiene e ambiente seguro para melhor atender o público usuário e evitar qualquer dano à saúde em função de um alimento contaminado. Estamos trabalhando fortemente na prevenção”, destaca uma das instrutoras do curso e nutricionista da Gerência de Alimentos da SES, Alessandra Machado.

Pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), quase 50 servidores que monitoram e fiscalizam os contratos das empresas terceirizadas também participam da capacitação. Eles recebem instruções sobre a legislação sanitária vigente, formalização, atestado de capacidade técnica, boas práticas, ferramentas de controle, entre outros conteúdos.

Para a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Vanderlea Cremonini, a demanda da capacitação é oriunda também da ampliação no número de refeições servidas no equipamento público. “Sentimos a necessidade de capacitar em busca do padrão da refeição oferecida e da melhoria das nossas ferramentas de controle de qualidade, a atualização de acordo com as normas e resoluções. E, por fim, ter uma equipe sintonizada pensando sempre na qualidade da refeição servida para a população”, reforça.